Construindo e Reformando

Construindo e Reformando

quinta-feira, 30 de junho de 2011

FRANKE COMPLETA 100 ANOS



Fundada no início do século passado por Herman Franke na cidade de Rorschach, na Suíça, a Franke está completando 100 anos. A empresa surgiu desenvolvendo produtos para instalações sanitárias, e após a primeira Guerra Mundial passou a desenvolver produtos em aço e aço inoxidável, alavancando suas vendas no final da década de 30, quando chegou a produzir 50 milhões de pias para cozinhas e banheiros. Hoje, os produtos são utilizados em mais de 100 milhões de cozinhas.

Entre os anos de 1935 e 1936 construiu sua nova fábrica em Aarburg, também na Suíça, onde mantém a sede da empresa até hoje. No início da Segunda Guerra Mundial, Herman Franke faleceu e seu filho Walter assumiu a empresa. Durante toda a guerra, a empresa passou a fabricar muitas peças, aumentando seu quadro de funcionários, e no final da década de 40 a Franke começou a desenvolver seus sistemas de cozinha chegando a exportar para vários países, inclusive os Estados Unidos.

A partir da década seguinte, os negócios da Franke passaram a expandir rapidamente e surgiu, assim, a oportunidade de fundar sua primeira filial fora da Suíça. A nova unidade “internacional” nasceu na Alemanha empregando 750 pessoas.

Criou-se, então, a “Divisão Comercial de Cozinhas”, conhecida atualmente como a “Franke Kitchen Systems”. Nesses últimos 60 anos a empresa suíça cresceu constantemente e passou a expandir seus negócios por todo o mundo, com 75 unidades implantadas em diversos países, até mesmo no Cazaquistão. O faturamento do grupo gira em torno de 2,9 bilhões de francos suíços; esse número convertido equivale a cerca de R$ 5 bilhões e emprega 11 mil pessoas no mundo inteiro.

Nos anos 80, a empresa foi comprada pelo amigo e parceiro de Walter Franke, Michel Pieper, que está na presidência do grupo até hoje e transformou a Franke num dos mais importantes grupos corporativos do planeta, com a produção completa de sistemas de cozinha, que vão desde pias e cubas até fornos e micro-ondas, sistemas de bebidas, foodservice, máquinas industriais para serviços de café e sistemas de banheiros
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário