Construindo e Reformando

Construindo e Reformando

domingo, 19 de junho de 2011

Porque usar a cerâmica como material de revestimento (pisos e azulejos)?

A CERÂMICA COMO MATERIAL DE REVESTIMENTO.
Apesar de suas excepcionais propriedades como material de revestimento, os materiais cerâmicos não são, absolutamente, imunes a quaisquer tipos de agressões, especialmente quando se trata de revestimentos para pisos.
Os materiais cerâmicos, como qualquer outro tipo de material, têm uma série de propriedades que lhes são intrínsecas. Se, por um lado, as madeiras e os materiais sintéticos são isolantes térmicos, são também combustíveis, propagam com maior facilidade ácaros, bactérias, etc. Os materiais cerâmicos, por outro lado, têm uma série enorme de vantagens pelo fato de não serem combustíveis, serem, em geral, de fácil assepsia e termicamente mais adequados, especialmente para uso em regiões de clima quente.
No momento de escolher ou especificar um revestimento cerâmico, deve ser levado em conta quais são suas fragilidades e que cuidados devem ser tomados durante as fases de assentamento, uso e manutenção, para que se possa desfrutar por muitos anos de suas vantagens, sem que haja comprometimento estético dos ambientes.
É intrínseco aos materiais cerâmicos a fragilidade aos impactos. Assim, os produtos devem ser preservados de impactos em todas as fases: da estocagem ao transporte, manuseio, etc., até o seu uso cotidiano. Assim sendo, as áreas que usualmente são mais sujeitas a quedas de objetos podem ser protegidas por tapetes ou proteção similar.
A resistência a riscos dos revestimentos cerâmicos é variável. Porém, há uma maneira muito simples e rápida de avaliar o grau de sensibilidade dos diferentes produtos. Os de textura mais rústica, acetinada, com pouco ou ausência de brilho, são normalmente menos sensíveis aos riscos. Já os produtos brilhantes, com superfície especular (lisa) são mais sensíveis. Assim, estes necessitam de cuidados especiais desde o manuseio, no assentamento, no uso e na sua manutenção diária. Produtos com esta característica devem ser protegidos de contatos com sujidades abrasivas, especialmente areia. As áreas de acesso a ambientes assentados com produtos brilhantes devem estar protegidas por capachos ou tapetes que, neste caso, além da estética, têm um objetivo funcional.
A resistência a riscos não deve ser confundida com resistência à abrasão (PEI), pois, enquanto o risco é efeito de uma ação mecânica pontual e unidirecional, a abrasão é o efeito de desgaste por atrito ao longo do tempo, onde as ações ocorrem de forma multidirecional e de forma contínua.
As áreas mais tipicamente sujeitas à abrasão e a impactos são aquelas próximas à pia, à geladeira, sob mesas e em frente a vasos sanitários.
Nos ambientes comerciais, as áreas mais críticas são as próximas a entrada, em frente aos balcões, caixas, etc. Sempre que possível estas áreas devem ser protegidas, além de, obviamente, ser necessário observar a correta especificação dos produtos, de acordo com seu local de uso.
A limpabilidade dos revestimentos cerâmicos, em comparação aos revestimentos concorrentes, é muito boa, pois a maior parte dos produtos é facilmente limpa somente com o uso de água associada a algum detergente comum de uso doméstico. Excepcionalmente, é necessário lançar mão de algum produto de limpeza mais forte ou mesmo de algum produto contendo cargas abrasivas, mas que são, também, facilmente encontrados em supermercados e lojas de materiais de construção. Produtos com textura superficial mais rugosa, relevada, etc., naturalmente possuem maior propensão a reter sujidades. Nestes casos, a limpeza poderá exigir o uso de escovas com cerdas plásticas para auxiliar a remoção dos resíduos.
O “sistema revestimento cerâmico” é composto pelo tripé “ revestimento, mão de obra e materiais de assentamento”. Para a obtenção de um resultado satisfatório é fundamental que haja equilíbrio entre todos os componentes do tripé, entendendo, por equilíbrio, haver qualidade intrínseca de cada um dos componentes.
Simplificando: que sejam utilizados produtos de boa qualidade (revestimento cerâmico e materiais de assentamento) e, também, mão-de-obra bem treinada e experiente. Basta somente um dos componentes do tripé não atender os requisitos mínimos de qualidade, para comprometer a qualidade final de todo o sistema.
Observando os aspectos acima e tomando os cuidados recomendados em relação aos pontos críticos, você poderá desfrutar, por muito tempo, das vantagens de um tipo de revestimento que tem sua origem nos elementos básicos da natureza: a terra, o fogo e o ar, e que, a milhares de anos acompanha a história da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário